16/02/12

Bolo de chocolate com ganache de chocolate branco e framboesa
Depois do workshop do chocolate fiquei com vontade de usar uma ganache em qualquer coisa. Provei um bombom de framboesa e fiquei fã dessa mistura. Decidi então juntar framboesa e chocolate e saiu este bolo. Adaptei a receita de bolo de chocolate do blogue de culinária da Joana Roque, que já fiz várias vezes.

Ingredientes para 8 pessoas (tempo total de receita – aproximadamente 45 minutos):
Como medida usei uma caneca de leite (aproximadamente 300ml)
Bolo:
Meia caneca de cacau em pó peneirado;
Meia caneca de açúcar mascavado;
1 caneca de água a ferver;
100g de manteiga amolecida;
Meia caneca de açúcar branco granulado;
Caneca e meia de farinha;
Meia colher de chá de fermento;
2 ovos.           
Numa taça junta-se o cacau em pó, a água a ferver e o açúcar mascavado e mistura-se muito bem. Noutro recipiente bate-se a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura amarelada e cremosa. À parte junta-se a farinha com o fermento. De seguida acrescenta-se o primeiro ovo à mistura de açúcar e manteiga. Bate-se tudo muito bem e depois adiciona-se um pouco da mistura de farinha. Volta-se a bater tudo e acrescenta-se o segundo ovo e um pouco mais de farinha. Depois de voltar a bater deita-se o restante da farinha e mistura-se todo o preparado. Por fim junta-se o preparado de cacau e misturam-se todos os ingredientes. Coloca-se o creme numa forma previamente untada com margarina e farinha e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante aproximadamente 40 minutos.
            Ganache:
200ml de natas frescas;
250g de framboesas;
500g de chocolate branco.
Pica-se o chocolate o mais pequeno possível (quanto mais pequenos forem os pedaços mais facilmente o chocolate derrete) e reserva-se. Entretanto trituram-se as framboesas até ficar uma pasta e leva-se ao lume juntamente com as natas. Deixa-se ferver tudo e tira-se do lume. Por fim junta-se o chocolate ao preparado e mexe-se até que este fique todo derretido.

Para terminar, recheia-se e cobre-se o bolo todo com a ganache. Por cima colocam-se algumas framboesas e chocolate branco.
Sugestões:
Para fazer a ganache podem usar-se outras frutas que combinam bem com o chocolate. Experimentem também a menta. Deve ficar muito bom. Prometo que vou experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário