25/02/12

L Kitchen #3 – Batatas tipo chips caseiras



Hoje trago-vos uma confecção muito simples mas como umas dicas essenciais para fazerem sucesso!
Quantas vezes não temos vontade de comer umas batatas fritas bem estaladiças ao estilo chips (as chamadas pala-pala)… Muitas!! No entanto muitas vezes as que comemos em casa nem sempre são estaladiças como pretendemos, ficando muitas moles e por vezes ligeiramente oleosas. Assim estejam atentos à “L Dica”.

Ingredientes para 4 pessoas (se não forem gulosas) - tempo total da receita – 30 minutos:
1 kg de batatas (para fritar);
Água;
Gelo (um copo medidor de um litro +- cheio);
Óleo, sal e pimenta q.b.




Confecção:

As batatas a utilizar não devem ser batatas de pele branca, isto porque na maior parte das situações as batatas brancas são mais apropriadas para cozer, tendo uma propriedade mais “farinhenta”, sendo mais vocacionada para sopas e purés, assim optem por batatas com a designação “para fritar” normalmente de pele vermelha, com uma textura mais rija e perfeitas para fritar.
Lavar bem as batatas. Eu opto por manter a casca da batata, quando frita fica com um aspecto rústico e ao mesmo tempo dá um contraste que fica muito bem e, como dica, o sabor fica muito agradável!
Primeiro passo é cortar as batas em chips +- 2 a 3 mm de espessura. Se tiverem um robot de cozinha ele faz isso rapidamente, caso não tenham podem sempre utilizar os tradicionais cortadores de batatas (os que normalmente trazem também as lâminas para ralar), em última opção utilizem uma faca… Para este tipo de corte não é muito aconselhável.
Após cortadas as batatas colocá-las em água fria tapando-as na sua totalidade. É aqui que começa a magia de fazer umas batatas perfeitas! Quando colocamos as batatas em água, elas vão libertando amido, esta propriedade é a responsável pelo facto das batatas ficarem moles e não estaladiças. Assim o que fazer para garantir que este amido é libertado o máximo possível?

v     A resposta é simples: muita água! Ou seja, quando tapamos as batatas com a água, devemos “lavá-las” na água e no final escoá-las. Este processo deve ser repetido pelo menos 4 vezes (quantas mais vezes se repetir melhor o resultado).
v    No final deste processo colocar novamente água a tapar as batas e (dica de ouro) colocar juntamente na água gelo, sim! Gelo! O gelo vai ajudar a que as batatas fiquem bem rijas e impedir que fiquem moles, de certa forma quase congelamos o amido.
v    Deixamos as batatas no gelo uns 5 a 10 minutos.
v    Enquanto as batas estão no gelo, podemos começar a aquecer o óleo na frigideira, que deve estar bem quente (para testar, basta colocar-mos um pequeno pedaço de batata na frigideira e verificar se começa automaticamente a fritar).
v    Passemos ao acto de fritar as batatas… Retiramos as batatas da água e passamos num escorredor, sacudindo ao máximo toda a água que têm. De seguida estendemos um pano de cozinha em cima da bancada e espalhamos as batatas por metade da superfície do pano (as batatas não devem estar “umas em cima das outras”, mas sim espalhadas “uma por uma”, se verificarem que o pano não é suficiente, podem dividir este processo por várias etapas). Depois colocamos a metade do pano vazio por cima das batatas e damos umas palmadinhas por cima de forma a garantir que vamos absorver toda a água.
v    Com as batatas já bem secas, vamos colocá-las na frigideira para fritar. Muitas vezes cai-se no erro de colocar demasiadas batatas na frigideira, mas estas devem ser dispostas de forma a que não fiquem demasiado sobrepostas e que seja perceptível que as batatas estão “à vontade” na frigideira. Por fim, deixar fritar até ficar com um lindo tom dourado.
v    Quando se retirarem as batas da frigideira, escorrer bem o óleo e colocar as batatas numa travessa com guardanapos/papel de cozinha para que o óleo em excesso seja absorvido (mexer bem as batatas). Logo de seguida tempera-se com sal e pimenta (podem não colocar a pimenta, mas ficam muito saborosas) de forma a que o tempero “agarre “ à batata.
v    Agora só resta… Trincar! 

Aqui fica mais uma receita, neste caso num formato “L Dica”,estas batatas são maravilhosas simples, como podem acompanhar uma grande quantidade de pratos!
Enjoy!

1 comentário: