12/02/12

Tortilha de tomate com espinafres e frango
Mais uma vez a Amélia Barão disse aquela frase mítica: “Vê lá se fazes qualquer coisa, já que só tenho uma hora de almoço!”. Como tinha espinafres e uns pedaços de frango, que sobraram de uma refeição anterior, quis fazer qualquer coisa aproveitando esses ingredientes. Assim, decidi fazer uma tortilha. Pensei ainda que juntar um pouco de tomate não seria uma má ideia. Saiu, então, uma refeição leve e fresca para a tal hora de almoço.

Receita para 3 pessoas:
5 ovos;
4 batatas médias;
2 cebolas médias;
2 dentes de alho;
100ml de polpa de tomate;
250g de espinafres já arranjados;
150g de frango desfiado, previamente cozinhado (grelhado ou cozido);
Sal, pimenta, azeite q.b.

Começa-se por colocar uma frigideira ao lume com azeite, os alhos fatiados, as cebolas em tiras e as batatas cortadas em rodelas e vai-se mexendo até as batatas ficarem macias. De seguida colocam-se os espinafres e, quando estes estiverem cozidos, acrescenta-se o frango. Depois de se envolver tudo muito bem adicionam-se os ovos, previamente batidos, juntamente com o sal, pimenta e a polpa de tomate. Em lume brando deixa-se cozinhar a tortilha. Para tal deve-se tapar a frigideira e ir despegando os lados da tortilha periodicamente. Quando já não estiver praticamente líquido à superfície, para finalizar, deve-se virar a tortilha e deixar cozinhar mais um, dois minutos.
Sugestão:
Experimente adicionar ingredientes diferentes à tortilha. A mistura do tomate com os ovos e as batatas fica bem com uma grande variedade de alimentos.
Para acompanhar sugiro uma salada rica de verduras frescas, que acompanham sempre bem com os pratos frios.

Sem comentários:

Enviar um comentário