01/03/12

Licor de canela

Estávamos no Natal e pensei em fazer umas prendas para dar à família e amigos. Foi ai que consultei o blogue Economia cá de casa da Joana Roque e tirei a ideia de fazer um licor. Como gosto muito de canela e como já não tinha muito tempo, decidi fazer este digestivo, ideal para acompanhar uma boa sobremesa. Devo referir que adaptei um pouco a receita, já que penso que o licor tem de ficar mais tempo a repousar para que perca um pouco mais de álcool e não ficar tão forte.

Ingredientes para cerca de 1,2 litros de licor (tempo da receita – aproximadamente 15 minutos + tempo para evaporar parte do álcool):

1l de aguardente;
12 paus de canela;
500g de açúcar;
200ml de água. 

Coloca-se a aguardente numa garrafa própria para licores, juntamente com os paus de canela, tapa-se e deixa-se repousar cerca de um mês. Passado esse tempo, coloca-se o açúcar num tacho, juntamente com a água, e deixa-se ferver 10 minutos em lume brando. Deixa-se arrefecer e adiciona-se à aguardente e à canela. Mexe-se tudo muito bem e deixa-se repousar mais uns 2 meses. Passado esse tempo está pronto a ser servido.

Nota:
O tempo de repouso do licor depende do gosto de cada um: se quiser um licor mais forte deixa-se menos tempo a repousar, se quiser que fique mais doce, deixa-se mais tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário