27/03/12

Pizza com tomate, cogumelos e salsichas frescas

As pizzas são uma das provas em como a cozinha italiana é cada vez mais universal. A simplicidade dos seus pratos já conquistou todo o Mundo. Quem não gosta de uma pizza acabada de sair do forno? À mão ou de faca e garfo, comer pizza é um ritual cada vez mais comum entre todos. Como não fujo à regra, decidi fazer assentar numa massa fina e estaladiça (há quem prefira a massa fofa, mas eu gosto mais da original, aquela que se come em Itália) tomate, cogumelos e salsichas frescas.



Ingredientes para 4 pizzas (Tempo total da receita – 15 minutos mais o tempo para a massa descansar e mais o tempo de forno):

            Massa:
300g de farinha de trigo;
180ml de água morna;
30ml de azeite;
1 colher de chá (bem cheia) de fermento em pó;
1 colher de chá de sal; 

Começa-se por aquecer a água para, de seguida, dissolver o fermento. Depois, num recipiente, coloca-se a farinha, o sal e o azeite e mistura-se a água com o fermento dissolvido. Amassa-se tudo muito bem até a massa ficar pronta (a massa está boa quando se soltar dos dedos e do recipiente. Se for necessário, vai-se acrescentando farinha até que isso se suceda). Deixa-se repousar a massa durante, pelo menos, duas horas.

            Recheio:
2 tomates grandes;
300g de cogumelos frescos laminados;
4 salsichas frescas;
200g de queijo ralado (eu usei uma mistura de mozzarella e emmental);
Polpa de tomate e orégãos q.b. 

Inicialmente, divide-se a massa em quatro partes e estica-se cada uma delas. De seguida, dispõem-se um quarto dos cogumelos, uma salsicha cortada em pedaços e metade de cada tomate, previamente fatiado. Para finalizar, polvilha-se tudo com queijo e orégãos e leva-se ao forno até a pizza ficar pronta (o queijo fica derretido e a massa ganha um tom dourado).

Sugestão:
Para completar a refeição sugiro que preparem uma salada fresca e um sumo de fruta natural.



Comida para solteiros:

A quantidade de massa pode ser a mesma, uma vez que esta pode ser congelada. Para tal, aconselho a preparar a massa e estendê-la e guardá-la já pronta a ir ao forno.
Para o recheio, substitua pelas seguintes quantidades:
1 tomate pequeno, 100g de cogumelos frescos, 1 salsicha fresca e 75g de queijo ralado.
O restante faz-se da mesma forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário