09/04/12

Arroz de choco com açafrão e coentros, por José Patrício


Depois de uma semana de ausência, estão de volta as receitas do blogue. Devo ainda referir que a partir desta data, as crónicas L Kitchen e A Cozinha dos Outros não são lançadas numa data específica, mas, à semelhança do que acontece com as restantes receitas, de uma forma aleatória. Fica aqui a primeira receita de hoje, mais um episódio dé A Cozinha dos Outros. Desta vez contamos com a presença do José Patrício, o meu tio, que é uma daquelas pessoas que só faz comida deliciosa. Aproveitem!

Estava eu no Snack-bar Delícia, em Setúbal, e o meu tio, o dono e cozinheiro, apresentou-me este prato. Como era mais um dos seus petiscos, fui provar e não deu mesmo para parar de comer. É parecido com paella, mas tem uma vertente mais setubalense, por causa do choco. Provem e deliciem-se com esta iguaria, mais uma receita da crónica A Cozinha dos Outros.



Ingredientes para 6 pessoas (Tempo total da receita – 1 hora e 15 minutos):

1,5kg de choco limpo partido em pedaços;
2 cebolas médias;
2 folhas de louro;
1 pimento vermelho pequeno;
2 tomates maduros;
500g de arroz (utilizar 1 medida de arroz para 2 de água);
1 molho de coentros;
Azeite, açafrão e sal q.b.


Corta-se a cebola em tiras e refoga-se um pouco com o azeite e o louro. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junta-se o choco e deixa-se fritar um pouco. Depois do choco largar a água, adicionam-se os tomates (sem pele e espremidos grosseiramente) e deixa-se cozinhar durante 4, 5 minutos. Seguidamente, junta-se água e deixa-se 30 minutos ao lume para cozer o choco. Quando o choco estiver praticamente cozido, acrescenta-se o arroz, a água e o açafrão e coze-se o arroz. Quando este estiver praticamente cozido, adicionam-se os coentros picados e o prato fica pronto a servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário