26/05/12

Tortilha espanhola  

Esta não é a receita da tradicional tortilha espanhola, inventada pelos camponeses pobres do séc. XIX, que apenas leva ovos e batatas. Ainda assim, pelos ingredientes que adicionei, penso que poderemos chamar “tortilha espanhola”. É uma receita ideal para comer durante todo o ano, mas principalmente no Verão, acompanhada sempre com o não menos tradicional “tinto de verano”.


Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 30 minutos):
8 ovos;
3 batatas médias;
2 cebolas médias;
2 dentes de alho;
1 tomate médio não muito maduro;
Meio pimento (utilizei 3 tipos diferentes de pimentos com uma quantidade semelhante a meio pimento);
Meio chouriço;
Sal, azeite q.b.

Começa-se por colocar uma frigideira ao lume com azeite, os alhos fatiados, as cebolas em tiras e as batatas cortadas em rodelas e vai-se mexendo até as batatas ficarem macias. De seguida, corta-se o tomate, o pimento e o chouriço em pedaços, coloca-se na frigideira e deixa-se cozinhar. Depois de se envolver tudo muito bem, adicionam-se os ovos, previamente batidos, juntamente com o sal. Em lume brando deixa-se cozinhar a tortilha. Para tal deve-se tapar a frigideira e ir despegando os lados da tortilha periodicamente. Quando já não estiver praticamente líquido à superfície, para finalizar, deve-se virar a tortilha e deixar cozinhar mais um, dois minutos.

Sugestão:
Para acompanhar sugiro uma salada mista de verduras frescas.
Os espanhóis também comem a tortilha em sandes, por isso penso que é uma boa sugestão para um almoço mais leve, por exemplo para um picnic ou para levarem para a praia (de evitar a exposição ao calor).

Comida para solteiros:
Poderá sempre fazer uma tortilha de dose individual, fazendo a mesma receita, mas usando para isso as seguintes quantidades:
2, 3 ovos, 1 batata pequena, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, 1 tomate pequeno, chouriço e pimento q.b.

Sem comentários:

Enviar um comentário