10/06/12

Carbonara de camarão e mexilhão em linguini negro

A carbonara comum, apesar de ter algumas variâncias, não foge muito do bacon ou fiambre e dos cogumelos. A este prato pode-se chamar uma carbonara do mar, com ingredientes um pouco diferentes dos utilizados na tradicional. Para juntar à carbonara decidi utilizar uma massa feita com tinta de choco, que acompanha bastante bem com estes sabores mais marítimos.



Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – 30 minutos):
600g de linguini negro;
2kg de camarões;
2kg de mexilhões;
10 dentes de alho;
200g de queijo ralado;
4 ovos;
2 pacotes de natas light;
1 ramo de cheiros (utilizei salsa, coentros e manjericão);
1 malagueta;
Azeite, sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Inicialmente, descascam-se os camarões e cozem-se os mexilhões (bem limpos) e reservam-se. Coze-se também o linguini. Entretanto, numa frigideira alta (tipo wok) coloca-se o azeite, os alhos fatiados e a malagueta picada, deixando-se refogar durante cerca de 1, 2 minutos. Seguidamente, juntam-se os camarões, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar mais um pouco (até os camarões ficarem com um tom alaranjado). Acrescentam-se os mexilhões (sem casca – reservam-se alguns para decorar o prato), os ovos batidos e misturados com as natas, os cheiros picados, o sal, a pimenta, a noz-moscada e metade do queijo ralado. Adiciona-se também o linguini, envolve-se bem e deixa-se cozinhar durante 3, 4 minutos. Já no prato coloca-se a massa e polvilha-se com o restante do queijo ralado.

Sugestão:
Reserve as cascas dos camarões para fazer um creme de marisco.



Comida para solteiros:
A receita faz-se de forma idêntica. Apenas se devem alterar as seguintes quantidades:
100g de linguini, 250g de camarões, 250g de mexilhões, 2 dentes de alho, 50g de queijo ralado, 1 ovo, 100ml de natas, 1 raminho de cheiros, 1 pedaço de malagueta (depende do gosto de cada um).

Sem comentários:

Enviar um comentário