28/06/12

Mexilhões com legumes na Wok

Apesar de termos perdido ontem, não pude deixar de pôr aqui um prato com um ingrediente bem espanhol. Esta forma de comer mexilhão é mais típica de países como a Bélgica ou a Holanda, onde se misturam estes bivalves, com uma selecção variada de legumes. Fica aqui uma receita “Beneluxiana”, com toque espanhol e cores bem portuguesas.




Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 30, 45 minutos):


2kg de mexilhão;
3 cebolas grandes;
8 dentes de alho;
1 pimento amarelo, 1 vermelho e 1 verde;
8 tomates;
200ml de vinho branco;
1 molho de manjericão;
1 molho de coentros;
Azeite, sal e pimenta q.b.



Começa-se por colocar as cebolas (em tiras) e os alhos fatiados na wok, juntamente com um pouco de azeite. Deixa-se ao lume até o azeite começar a ferver. Seguidamente, acrescentam-se os tomates sem casca e cortados em pedaços, tempera-se com sal e pimenta e vai-se mexendo muito bem. Deixa-se cozinhar tudo durante cerca de 7, 8 minutos, adiciona-se o vinho e cozinha-se até este estar reduzido. Juntam-se os pimentos também cortados em pedaços e deixa-se ao lume por mais 10 minutos. Depois, colocam-se os mexilhões na wok até estarem cozinhados (abrem e ficam com um tom alaranjado). Por fim, com os bivalves já abertos, acrescentam-se as ervas picadas e envolve-se tudo muito bem. Desliga-se o lume, retificam-se os temperos e deixa-se tudo na wok durante cerca de 5 minutos.



Sugestão:
Se sobrar parte do molho com os legumes, experimente triturar tudo (se necessário junta-se um pouco de água) e utilizar esse caldo como base para um arroz de marisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário