16/07/12

Crepes à Narcisa

Aqui está algo muito calórico, mas que sabe bem comer de vez em quando. A invenção desta massa é reclamada por muitos povos, no entanto é a França que associamos a sua origem. Doces ou salgados, os crepes são dos pratos mais consumidos em todo o Mundo. Assim sendo, deixo aqui uma sugestão de massa de crepe, que poderá ser acompanhada por um número variado de alimentos.


Ingredientes para 6 crepes (tempo total da receita – 20 minutos):

125g de farinha;
2dl de leite;
Meia colher de sobremesa de fermento em pó;
1 ovo;
1 pitada de sal;
75g de manteiga;
1 colher de sobremesa de aguardente Calvados (ou de outra aguardente).

Num recipiente junta-se a farinha, o fermento, o sal e o ovo. Bate-se tudo muito bem e, de seguida, vai-se adicionando o leite, continuando sempre a bater o preparado. Entretanto, derrete-se a manteiga na frigideira (anti-aderente) onde serão feitos os crepes e, por fim envolve-se a manteiga derretida e a aguardente na restante massa. De referir que não se deve limpar a frigideira, uma vez que a gordura proveniente da manteiga irá ser uma boa camada anti-aderente para o crepe. Para finalizar, coloca-se um pouco de massa (não deve ser colocada muita para que o crepe não fique muito alto) na frigideira bem quente e deixa-se fritar durante cerca de 3, 4 minutos. Vira-se o crepe, cozinha-se o outro lado e fica pronto a comer. Salienta-se que o recheio pode ser colocado enquanto o crepe está na frigideira (por exemplo quando se faz com queijo) ou já depois deste estar feito (gelados, por exemplo).

Sugestão:
Para sobremesa sugiro o crepe que está na fotografia, que é recheado com gelado de stracciatella e regado com chocolate quente e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário