08/09/12

Sopa de dourada e salmão, por Pedro Tomé



A verdade é que na Alemanha o peixe não aparece com a mesma frequência e qualidade do que em Portugal. Enfim, já há as salsichas e não se pode querer tudo. Ainda assim, aqui o salmão é muito bom e, por vezes, lá vão aparecendo coisas que se assemelham ao que é vendido nos mercados portugueses. Estavam umas douradas com “bom ar” no supermercado e lá se aproveitou para fazer esta massada.


Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – aproximadamente 1 hora):

3 douradas;
3 postas de salmão;
1 pimento (utilizei metade de um vermelho e metade de um verde);
2 cebolas;
4 dentes de alho;
4 tomates;
Meia malagueta;
400g de massa de cotovelinhos;
1 ramo de coentros;
Azeite e sal q.b.

Começa-se por cozer o peixe. Entretanto, faz-se um refogado com azeite, os alhos, as cebolas e a malagueta e tempera-se com sal. Quando a cebola começar a ficar transparente, juntam-se os tomates (descascados e cortados em pedaços) e o pimento (cortado em tiras pequenas) e deixa-se cozinhar mais um pouco. De seguida, adiciona-se a água de cozer o peixe (se a água for pouca adiciona-se mais um pouco, uma vez que a massa deverá ficar com algum caldo no final) e deixa-se ferver. Depois, junta-se a massa e deixa-se cozer. Enquanto a massa coze, retiram-se as espinhas e as peles do peixe. Quando a massa estiver praticamente cozida, junta-se o peixe e os coentros, retificam-se os temperos e a massada fica pronta a servir.

Sugestão:
Poderá sempre fazer a massada com outros peixes, ou adicionar alguns mariscos.

Comida para solteiros:
Para uma dose individual pode optar por fazer uma massada só de dourada ou de salmão, utilizando para isso uma dourada ou uma posta de salmão. As restantes quantidades deverão ser: ¼ de pimento; 1 cebola pequena, 1 dente de alho; 1 tomate, meia malagueta (poderá não pôr se não gostar da comida muito picante); 50g de massa de cotovelos; 1 raminho de coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário