17/01/13

Açorda de pão escuro e bacalhau

Costuma-se dizer que há 1001 receitas de bacalhau. Não sei se é verdade, mas desconfio que sim, já que esta iguaria é muito versátil e permite criar diferentes combinações que fazem nascer distintos sabores. A açorda que aqui proponho é um bom exemplo do que referi anteriormente. Para além de ser muito saborosa, a açorda é também uma boa forma de aproveitar as sobras do pão, que muitas vezes temos em casa e que correm o risco de ir para o lixo. Espero que gostem deste prato bem português!


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 45 minutos):

450g de pão escuro;
3 postas de bacalhau;
7 dentes de alho;
2 tomates maduros;
3 ovos;
1 ramo de coentros;
Azeite, sal e pimenta q.b.

Começa-se por colocar o bacalhau a cozer. Entretanto, parte-se o pão em pedaços, que se colocam dentro de um recipiente grande - para ir adiantando trabalho pode-se ir descascando os alhos e os tomates. Quando o bacalhau estiver cozido, retira-se do tacho e deixa-se arrefecer para que seja desfiado. Junta-se a água de cozedura ao pão e deixa-se de molho. Depois, aproveita-se o tacho onde foi cozido o bacalhau para se colocar os alhos fatiados a fritar em azeite – não se deve deixar os alhos fritarem muito. Quando o azeite estiver a ferver adicionam-se os tomates cortados em pedaços muito pequenos, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante cerca de 3, 4 minutos. Seguidamente, junta-se o pão (deve escorrer-se apenas um pouco da água) e, durante cerca de 15, 20 minutos, vai-se mexendo tudo muito bem. De seguida, adiciona-se o bacalhau e os coentros picados e rectificam-se os temperos e a água (se a açorda estiver seca junta-se mais um pouco de água). Deixa-se ao lume mais 5 minutos e adicionam-se os ovos. Envolve-se tudo muito bem e desliga-se o fogo. A açorda fica pronta a ser consumida! 


Sugestão:

Podem juntar-se espargos à açorda para enriquecer o seu sabor.

1 comentário:

  1. Bruno Cervantes05/02/13, 17:44

    Experimentei confecionar este prato para a inauguração da casa da Ana Brás, ficou fantástico!! Aconselho vivamente a todos, a Ana Cláudia, irmã da anfitriã, que não simpatiza com bacalhau, adorou e até repetiu!

    ResponderEliminar