15/01/13

Empadas de leitão com cogumelos e manjericão


O leitão assado, quando bem feito, é um dos meus pratos favoritos. É uma refeição bem típica que tem inúmeros admiradores espalhados por todo o país. Comi uma vez os rissóis e fiquei fã. Quanto às empadas, nunca as tinha provado, por isso aproveitei as sobras do leitão assado para as fazer. Fica assim uma ideia, que para além de ser bastante saborosa, ajuda a “arrumar o frigorífico”.

Ingredientes para 12 empadas (tempo total da receita – 30 minutos mais o tempo de forno):

            Massa:
(Para a massa adaptei uma receita proposta num livro de receitas para a Bimby)

40ml de água;
2 colheres de sopa de azeite;
30ml de vinho branco;
30g de margarina amolecida;
1 colher de chá de sal;
15g de fermento de padeiro fresco;
3 ovos;
300g de farinha.

Começa-se por aquecer um pouco a água para se dissolver o fermento. Depois, juntam-se o fermento e a água com o azeite, o vinho, a margarina e o sal e envolve-se tudo muito bem. Por fim, adiciona-se a farinha e um ovo e amassa-se tudo até se ter uma massa homogénea. Deixa-se repousar durante, pelo menos, 30 minutos.

            Recheio:
500g de leitão já assado;
300g de cogumelos;
2 dentes de alho;
2 colheres de sopa de molho de leitão;
1 raminho de manjericão;
1 colher sopa de farinha;
150ml de leite;
Sal e azeite q.b.

Pica-se o alho e coloca-se dentro de uma frigideira ao lume com um pouco de azeite. Quando o azeite começar a ferver juntam-se os cogumelos cortados em pedaços. Deixa-se cozinhar durante cerca de 7, 8 minutos e, depois, retira-se o excesso de água que advém da cozedura dos cogumelos. Junta-se o leitão e o molho e deixa-se ao lume durante mais 5 minutos. Adiciona-se a farinha e o leite e mexe-se sempre para engrossar um pouco o molho. Quando o molho estiver com a espessura desejada, junta-se o manjericão picado e desliga-se o lume.

Para finalizar, forram-se pequenas formas com a massa e recheiam-se com o preparado de leitão e cogumelos. Fecham-se as empadas, pincelam-se com gema dos dois ovos que sobram e leva-se ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos – até as empadas ficarem alouradas.

Nota:
Se não tiver sobrado molho de leitão, pode-se preparar o mesmo da seguinte forma: juntam-se 5 dentes de alho, uma pitada de sal e uns grãos de pimenta preta e esmagam-se no almofariz. Junta-se depois cerca de 30g de banha de porco derretida, 1 uma colher de sopa de azeite e outra de vinho branco. Mexe-se tudo muito bem e fica feito o molho.

Sem comentários:

Enviar um comentário