11/01/13

Salame de chocolate

Depois de uma longa ausência, justificada por alguns compromissos que tive durante os meses de Novembro e Dezembro, surge a primeira receita de 2013. E para começar o ano nada melhor do que um salame para nos adoçar o apetite. Espero que este novo ano vos traga muitas alegrias e que estas sejam sempre acompanhadas de um sabor especial.
A todos, boas receitas e um óptimo 2013!


Ingredientes para um salame – aproximadamente 10 fatias (tempo total da receita – 10 minutos mais o tempo de frigorífico):

125g de chocolate em pó;
125g de bolacha torrada (ou bolacha Maria);
100g de açúcar;
50g de manteiga;
1 ovo;
Açúcar para polvilhar.

Partem-se as bolachas em pedaços pequenos  e junta-se o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo. Mistura-se tudo muito bem até ficar uma pasta homogénea. Depois, estende-se um pedaço de papel de alumínio que se polvilha com um pouco de açúcar. Para finalizar, molda-se uma torta com as mãos e estende-se em cima do papel de alumínio. Cobre-se todo o salame, aperfeiçoa-se o molde e leva-se ao frigorífico (pelo menos umas 3 horas) para enrijecer. 

4 comentários:

  1. vou ja fazer
    (Ricardo Inverno)
    (Inglaterra)

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui uma sugestão, quanto a mim mais saudável e sem os riscos das salmonelas. Eu pessoalmente em vez de ovo coloco leite na proporção do ovo. E fica bom na mesma.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sugestão. Irei experimentar para ver como fica.

    ResponderEliminar
  4. Em vez de manteiga utilizei óleo de coco, para que tente tornar esta sobremesa um pouco mais saudável! E tenho a dizer que ficou muito bom na mesma

    ResponderEliminar