01/04/13

Couscous à marroquina com frango e vaca


Numa ida de férias a Marrocos estive hospedado em casa de uns locais, que me fizeram provar esta iguaria. Lembro-me de comermos todos do mesmo prato (uns com as mãos e outros com uma colher) e de ter gostado daquela mescla de sabores. Estava tudo bem condimentado e diferente do que comemos em Portugal. Desde então que fiquei com vontade de voltar a comer os couscous. Decidi agora fazer e, apesar de não ter usado o tradicional cordeiro, ficaram com um gosto bem idêntico ao original. Experimentem fazer e verão que viajam um pouco até ao Magrebe.


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora e 20 minutos):

500g de carne de vaca para guisar – cortada em cubos;
2 pernas (perna e coxa) de frango partidas em pedaços;
1 cebola grande;
4 dentes de alho;
6 tomates;
1 curgete;
2 cenouras;
1/2 pimento vermelho;
400g de grão cozido;
2 folhas de louro;
1 raminho de salsa;
1 pedaço pequeno de gengibre – cerca de 5g;
200ml de vinho branco;
200ml de água;
400g de couscous;
Azeite, sal, pimenta moída, noz-moscada, canela, cominhos, pimentão e açafrão q.b.

Picam-se os dentes de alho e a cebola para dentro de um tacho e refogam-se ligeiramente com um pouco de azeite e uma folha de louro. De seguida, acrescentam-se os tomates pelados e cortados em pedaços. Cozinha-se durante cerca de 5 minutos, adiciona-se a carne de vaca, o vinho e a água e tempera-se com o sal e as especiarias a gosto. Tapa-se o tacho e coze-se a carne durante cerca de 40 minutos em lume brando – mexe-se de vez em quando e, caso seja necessário, acrescenta-se mais um pouco de água. Passado este tempo, junta-se o frango e a curgete, as cenouras e o pimento cortados em tiras. Quando os legumes estiverem praticamente cozidos, rectificam-se os temperos, junta-se o grão e deixa-se em lume brando durante mais 10 minutos. Entretanto, coloca-se um pouco de água a ferver (servirá para cozer os couscous), juntamente com o ramo de salsa, o gengibre, uma folha de louro e um pouco de sal e azeite. Seguidamente, deitam-se os couscous para dentro de um recipiente e, depois de a água estar fervida, verte-se para cima dos grãos, por forma a cobri-los por completo – a água deve ficar cerca de 1cm acima dos couscous. Tapa-se o recipiente com película aderente durante 10 minutos. Após este período, retira-se a película e, com a ajuda de um garfo, soltam-se um pouco os couscous. Para servir, faz-se uma cama de couscous num prato marroquino (em alternativa pode usar-se uma travessa) e deitam-se os restantes ingredientes por cima.

4 comentários:

  1. Nunca comi mas o aspecto agradou-me .
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comida marroquina é muito saborosa. Fica aqui uma oportunidade para experimentar.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Gostei desta combinação de sabores!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem ao jeito de Marrocos, onde os sabores se misturam a cada colherada. Sugiro que experimentes a receita. Vais ver que fica saborosa.

      Beijinhos.

      Eliminar